21% de IVA para as Fraldas Descartáveis - Que injustiça!
Meninas,
Gostava de chamar a atenção ás mamãs e também aos papás em relação a um assunto muito importante e urgente.
Hoje em dia pagamos 19% de IVA na compra das FRALDAS DESCARTÁVEIS, que a meu ver é um bem de primeira necessidade. E estas passarão para os 21% com o aumento do IVA.
Gostava de propôr que nos juntassemos para reclamar ao Estado desta decisão. Porque não passam as revistas de tagarelice para os 21% e descem as fraldas para os 5%?
Que tal se fizessemos um abaixo assinado para reclamar dessa decisão? Eu estou disposta a colocar aqui na loja umas folhas onde se possa assinar, para juntas levarmos à Assembleia da República. Mas para isso temos que ser muitos.
Se acharem que isto é válido e que querem colaborar comigo, por favor passem mensagem para todos os que conhecem, coloquem nos vossos blogs esta mensagem. E nas outras zonas do país, juntem-se e façam um abaixo assinado e enviem para mim.
Beijinhos,
Cláudia
Gostava de chamar a atenção ás mamãs e também aos papás em relação a um assunto muito importante e urgente.
Hoje em dia pagamos 19% de IVA na compra das FRALDAS DESCARTÁVEIS, que a meu ver é um bem de primeira necessidade. E estas passarão para os 21% com o aumento do IVA.
Gostava de propôr que nos juntassemos para reclamar ao Estado desta decisão. Porque não passam as revistas de tagarelice para os 21% e descem as fraldas para os 5%?
Que tal se fizessemos um abaixo assinado para reclamar dessa decisão? Eu estou disposta a colocar aqui na loja umas folhas onde se possa assinar, para juntas levarmos à Assembleia da República. Mas para isso temos que ser muitos.
Se acharem que isto é válido e que querem colaborar comigo, por favor passem mensagem para todos os que conhecem, coloquem nos vossos blogs esta mensagem. E nas outras zonas do país, juntem-se e façam um abaixo assinado e enviem para mim.
Beijinhos,
Cláudia

10 Trocas no post:
At 7:06 PM, nadiasm said…
Claudia, eu tenho comprado com IVA a 5%, no Pingo Doce (pelo menos é que diz no recibo), vi mudar?
At 11:44 PM, SusanaMama said…
Olá
A questão do iva das fraldas é complexo. O ministro Bagão Felix tinha passado o iva das fraldas para 5% (dai agora se comprar com a taxa reduzida), mas a união europeia veio dizer que não era permitido. Não sei em que ponto é que está agora...Concordo que é um bem de 1ª necessidade, mas acho que é um assunto um pouco complexo.
Bjs
Susana
At 1:06 AM, Mãe Bisnaga said…
É complicado... porque as fraldas descartáveis não são um bem de primeira necessidade.
Bens de primeira necessidade são bens sem os quais não se pode passar por assim dizer.
E fraldas descartáveis não pertencem a esse grupo.
Há fraldas de pano (que não são como a dos tempos dos avózinhos mas bem melhores) que se parecem com as descartáveis e tão fáceis de usar como estas.
Há tambem que lembrar que devido as fraldas descartáveis tambem parte das taxas que pagamos vão para termos espaco no chão onde as por (e vá-se lá saber por quantos anos, pois ainda não se sabe quantos anos as fraldas descartáveis demoram a decompor).
Há ainda o ponto de que se mais pessoas usassem fraldas de pano, mais mães que percebem de costura (com tanta fábrica de confeccão a fechar!) podiam ter o seu próprio negócio a partir de casa sem terem de pagar a ninguem para ficar com os seus filhos (dois coelhos de uma só cajadada- uma mãe que trabalha e tem o direito e a sorte de estar em casa com os seu pequenitos!)
Portanto não posso dizer que não concordo com a medida. Talvez seja tempo de por as pessoas a pensar em alternativas que são mais económicas (num pais onde a situacão não está assim tão boa) e que não prejudiquem tanto o meio ambiente onde os nossos bebés vão ter que morar.
As vezes há males que veem por bem...
At 3:09 PM, Márcia Carvalho said…
Olá! Acabo de ler este último comentário e não posso deixar de me rir... imagineia nossa sociedade a voltar aos anos 50. Isto não é uma crítica mas uma constactação. Na verdade acredito que o país para dar um passo em frente vai ter de dar dois atrás para acertar o ritmo! Existem associações não governamentais que estão a travar essa luta. Penso que poderão apreciar o apoio e ajuda de pessoas como a Cláudia. É o caso da Associação das Famílias Numerosas. Márcia
At 2:01 PM, Mãe Bisnaga said…
??? Acabei por não perecebr porque é que tinham que voltar aos anos 50...
O grande de Portugal é exactamente esse: pensar que para andar para a frente não se pode aperfeicoar nada antigo mas sim criar tudo novo...
Já vi do que estou a falar? Já usou? Pelo seu comentário vejo que não. Não diga não a algo que nem conhece. Mostra uma mante fechada e isso é op primeiro travão ao avanco da sociedade!
At 3:02 PM, NoKas said…
eu vinha aki comentar que as fradilnhas não são um bem de primeira necessidade e tal e deparo-me com os comentários da mãe bisnaga, com os quais eu concordo!
Eu não sou mãe, logo, como um senhor do bloco de esquerda uma vez referiu num debate político em relação a um outro assunto, não gerei vida e portanto a minha opinião pode até nem ser válida. Vou falar do que me dizem. Além disso sou bióloga, logo suspeita nas minhas opiniões. A verdade é que fraldas descartaveis são um lixo horrível.... já pensaram bem na quantidade de plástico que aquilo tem? Estamos a lidar com algo que é mto difícil de eliminar, de degradar... Não peço para as pessoas voltarem uns anos atrás (eu n nasci há 50 anos atrás e ainda usei fraldas de pano, pk as outras eram caras e os meus pais n tinham dinheiro na altura. O meumano nasceu em plenos anos 80 e ja era mais facil comprar... eu n sou troglodita, sou jovem, e o meu rabinho e afins estiveram sempre limpinhos, não assaram e não morri por usar fraldas de pano). Hoje em dia há fraldas laváveis, muito mais higiénicas que as que eu usei, muito fáceis de usar. Um casal de amigos meus tem um filhote que as usa! E dizem que poupa imenso no orçamento familiar, que o míudo não se suja, não sai nada por fora!!!! e que, claro, é uma opção mais amiga do ambiente! Não vos peço, mães de portugal, para de repente deixarem o vosso hábito, mas que tal uma solução intermédia? Esse meu casal amigo usa mais essas fraldas à noite, qdo o filhote está com eles em casa... para sair e para o infantário usa das descartáveis, por ser realmente mais prático. Ninguém vai pedir à educadora de infância para guardar as fraldas de tds os bebés, sujas, num baldinho, até os pais chegarem e levarem pa casa pa lavar!
Quanto a bens de primeira necessidade.... há que pensar mto mto mto bem acerca do que é realmente necessário baixar e não baixar. Além disso, mães!, há o caso das super-mães-cheias-de-manias-da-limpeza. Não ter os bebés sujos é uma coisa, mudar as fraldas qdo não é necessário é outra. Eu já vi de tudo! Não gerei vida, mas estou atenta!
At 4:47 PM, doux said…
Ola, se querem mesmo ver como sao as fraldas modernas podem visitar
www.doubibou.com
Nada a ver com as fraldas ao quadrado mais alfinetes!
Surpresa!!
At 9:49 AM, doux said…
NOKAS
Eu poderia dar-te uma serie de sites de fraldas lavaveis para veres como estas errado!
As fraldas modernas possuem o mesmo design das descartaveis, e ainda por cima, sem plasticos ou produtos quimicos nocivos!
Veja por exemplo:
www.doubibou.com
Vais logo notar o que estou a dizer!
At 12:31 PM, Elisabete Cordeiro said…
Já agora... gostava de saber que fraldas são essas de pano que, como dizem se vendem por aí, que são a alternativa mais credível às fraldas descartáveis.
se puderem, informem onde posso adquirir...obrigada.
At 4:46 PM, Luz e nascimento said…
Bom dia,
sou pai de primeira viagem mais muito preocupado com o dia de amanhã. Logo que minha filha nasceu eu e minha esposa ficamos pasmos com o nùmero de fraudas que ela utilizava por dia e o quanto isso poderia poluir. Começamos logo as pesquizas pra achar uma solução, que também é financeira.
Atualmente estamos na França(minha esposa é francesa)e pesquisamos sites daquino intuito de comprar fraudas lavàveis e descobrimos um que ensinava a fazer as pròprias fraudas. Dão os tipos de tecido pra cada parte e os modelos. Hoje nossa filha ainda com um mês usa as fraudas que a pròpria mãe faz e digo a todos que funciona tão bem quanto uma descartàvel.
Aqui deixo alguns links que encontrei em pàginas brasileiras que falam um pouco do assunto. Destaque para o artigo sobre "dioxina". Uma substancia terrìvel que as fraudas descartàveis estão relacionadas.
Espero ter cido ùtil e tudo de bom sempre !
fraudas lavaveis(onde comprar)
http://www.babyslings.com.br/fraldas_de_pano_web.htm
Dioxina:
http://www.consultoriaambiental.com.br/artigos/13.pdf
Enviar um comentário
<< Home